Como melhorar a gestão de máquinas agrícolas

gestão máquinas agrícolas

Quando falamos em máquina agrícola, podemos definir que uma boa gestão representa o diferencial entre lucro e prejuízo. Muitos agricultores fazem, corretamente, o gerenciamento financeiro e técnico da sua lavoura, porém se esquecem, ou simplesmente não dão a atenção devida a gestão do seu maquinário.

Ao negligenciar essa gestão, as máquinas passam a não receber a manutenção preventiva ideal, podendo ocasionar em grandes prejuízos para o gestor.

Para ajudar você, preparamos esse artigo visando a melhoria da gestão de máquinas agrícolas.

Por que melhorar a gestão de máquinas agrícolas?

Atualmente, o setor agronegócio conta com uma grande variação de máquinas e implementos com certa complexidade, tecnologicamente falando, principalmente em razão da popularização de tecnologias agregadas à agricultura de precisão.

Essa mecanização do setor tem ocorrido naturalmente mediante o crescente aumento da demanda por mais produtividade, sustentabilidade e qualidade da produção.

Sendo assim, em paralelo a toda essa modernização, o gestor não pode esquecer que máquinas e implementos agrícolas precisam de cuidados periódicos, visando manter o bom funcionamento de equipamentos.

tecnologia máquina agrícola

O aumento da vida útil do equipamento é primordial quando falamos em administração e gestão do maquinário. O gasto desnecessário de recursos precisa ser evitado a todo custo, pois, como vimos anteriormente aqui no blog Intebra, esse tipo de máquina não é nada barato.

O primeiro passo para uma boa gestão é evitar danos prematuros no maquinário.

Gestão operacional das máquinas e implementos agrícolas

É necessário pontuar aqui que não importa o tamanho da sua frota de máquinas agrícolas com relação a importância de uma boa gestão.

Você pode pensar: não deve ser nada fácil fazer os equipamentos trabalharem mais e consumirem menos.

Mas o fato é que com uma boa gestão isso com certeza é possível. Mas qual devem ser as melhores práticas de gestão neste sentido?

Verifique continuamente a eficiência das máquinas

Nesse quesito são observados alguns fatores importantes:

  • Pressão e estado de conservação dos pneus;
  • Nível de fluidos do cartes, radiador e transmissão;
  • Priorize o constante treinamento dos operadores;
  • Verifique os filtros de ar, sistemas elétricos, lastramento e engraxe;
  • Veja as condições das esferas de aço cromo, esferas de aço carbono, esferas de aço inox, roletes, realizando a devida troca quando necessário.

Planejamento e boa utilização

Máquina parada, nesse sentido, significa literalmente dinheiro perdido.

Você precisa realizar o planejamento da usabilidade da sua frota. O Ideal é que máquinas e implementos trabalhem a maior parte do tempo e parem apenas para manutenções e reabastecimentos.

Gestão de abastecimento

Esse fator influencia diretamente no sucesso ou fracasso financeiro, por isso monitorar o abastecimento e ter o registro de consumo em cada uma das operações é fundamental para uma boa gestão de máquinas agrícolas.

Realizando esse controle o gestor poderá saber exatamente quanto cada máquina custou para o bom funcionamento das operações.

Todas essas informações são primordiais para uma gestão agrícola de sucesso.

André Pereira

André Pereira

GERENTE COMERCIAL / MARKETING

Com mais de 15 anos de experiência, comanda uma equipe time de consultores especialistas no mercado industrial de esferas, roletes, entre outros insumos.

Aviso importante

Estamos tendo instabilidades nos serviços de telefones.

Ao ligar utilize os seguintes números:

(11) 3578-3917

(11) 94017-2630

Usamos cookies para personalizar promoções e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade