Principais dificuldades na gestão de máquinas agrícolas

máquinas agrícolas

Continuando nossa série sobre Engenharia Agrícola, hoje iremos abordar um assunto muito importante para o gestor: quais as principais dificuldades na gestão das máquinas agrícolas.

Falta de manutenção e limpeza adequada

Quando o assunto é maquinário não podemos esquecer que a manutenção periódica preventiva e a limpeza são fundamentais para manter o bom funcionamento do equipamento.

Além de manter a máquina em bom estado de conservação, a manutenção preventiva também é muito rentável para o produtor agrícola, já que é muito mais barata do que a compra de uma nova e reduz significativamente as chances de defeitos no equipamento.

A manutenção e limpeza preventiva também é importante porque cada máquina tem suas próprias características e o gestor precisa sempre ter contato com o suporte técnico adequado para cada equipamento.

O mais indicado é começar a limpeza desde a plataforma do motor da máquina, para posteriormente trabalhar a parte externa, prosseguindo para outras regiões em torno do compartimento do motor, ou seja, o piso abaixo do motor, plataforma traseira superior do motor e etc).

Durante a limpeza é muito comum usar ar, porém para limpezas mais profundas o mais indicado é a utilização de água.

A sujeira é um dos principais pontos que comprometem a eficiência do equipamento, atrapalhando assim a produtividade do trabalho. Além disso é uma das principais responsáveis por danificar as peças, pelo aumento do consumo de combustível e podem acreditar, a sujeira aumenta consideravelmente os riscos de incêndio.

Por isso é muito importante manter a manutenção e a limpeza em dia.

limpeza máquina agrícola

A proliferação de pragas

Além de todos os cuidados com as máquinas utilizadas na produção agrícola, o gestor precisa ter muito cuidado com a proliferação de pragas.

Além de acabar com as plantações e trazer inúmeros prejuízos financeiros nesse setor, as pragas também pode alcançar outras partes da sua propriedade através dos pneus das máquinas agrícolas.

praga máquina agrícola

A depreciação das máquinas agrícolas

Sabemos que as máquinas agrícolas em si não costuma ser um produto barato, sendo que há produtos que podem chegar até a meio milhão de reais. Em contrapartida, sua durabilidade é excelente, principalmente se forem bem conservadas.

Por isso, mais uma vez precisamos frisar a importância da manutenção preventiva, manter a máquina limpa e utilizar produtos (esferas de aço cromo, esferas de aço carbono, esferas de aço inox, esferas de plástico e agulhas, roletes e rolos, etc) com excelente qualidade.

Todas essas medidas ajudarão na durabilidade da sua máquina agrícola, a Intebra pode ajudar você a manter sua máquina em bom funcionamento fornecendo produtos com qualidade comprovada e as melhores condições com entrega em todo Brasil.

Acidentes mais comuns

Além de todos os pontos citados acima, o produtor agrícola precisa ficar atento a acidentes que podem ocorrer, veja abaixo os mais comuns:

  • Choque entre veículos;
  • Queda do tratorista;
  • Choques elétricos;
  • Incêndios;
  • Tombamento e empinamento das máquinas;
  • Acidentes devido a erros operacionais;
  • Cortes e contusões dos usuários.
André Pereira

André Pereira

GERENTE COMERCIAL / MARKETING

Com mais de 15 anos de experiência, comanda uma equipe time de consultores especialistas no mercado industrial de esferas, roletes, entre outros insumos.

Aviso importante

Estamos tendo instabilidades nos serviços de telefones.

Ao ligar utilize os seguintes números:

(11) 3578-3917

(11) 94017-2630

Usamos cookies para personalizar promoções e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade