Continuando nossa série sobre Engenharia Agrícola, hoje iremos abordar um assunto muito importante para o gestor: quais as principais dificuldades na gestão das máquinas agrícolas.
Falta de manutenção e limpeza adequada
Quando o assunto é maquinário não podemos esquecer que a manutenção periódica preventiva e a limpeza são fundamentais para manter o bom funcionamento do equipamento.
Além de manter a máquina em bom estado de conservação, a manutenção preventiva também é muito rentável para o produtor agrícola, já que é muito mais barata do que a compra de uma nova e reduz significativamente as chances de defeitos no equipamento.
A manutenção e limpeza preventiva também é importante porque cada máquina tem suas próprias características e o gestor precisa sempre ter contato com o suporte técnico adequado para cada equipamento.
O mais indicado é começar a limpeza desde a plataforma do motor da máquina, para posteriormente trabalhar a parte externa, prosseguindo para outras regiões em torno do compartimento do motor, ou seja, o piso abaixo do motor, plataforma traseira superior do motor e etc).
Durante a limpeza é muito comum usar ar, porém para limpezas mais profundas o mais indicado é a utilização de água.
A sujeira é um dos principais pontos que comprometem a eficiência do equipamento, atrapalhando assim a produtividade do trabalho. Além disso é uma das principais responsáveis por danificar as peças, pelo aumento do consumo de combustível e podem acreditar, a sujeira aumenta consideravelmente os riscos de incêndio.
Por isso é muito importante manter a manutenção e a limpeza em dia.
A proliferação de pragas
Além de todos os cuidados com as máquinas utilizadas na produção agrícola, o gestor precisa ter muito cuidado com a proliferação de pragas.
Além de acabar com as plantações e trazer inúmeros prejuízos financeiros nesse setor, as pragas também pode alcançar outras partes da sua propriedade através dos pneus das máquinas agrícolas.
A depreciação das máquinas agrícolas
Sabemos que as máquinas agrícolas em si não costuma ser um produto barato, sendo que há produtos que podem chegar até a meio milhão de reais. Em contrapartida, sua durabilidade é excelente, principalmente se forem bem conservadas.
Por isso, mais uma vez precisamos frisar a importância da manutenção preventiva, manter a máquina limpa e utilizar produtos (esferas de aço cromo, esferas de aço carbono, esferas de aço inox, esferas de plástico e agulhas, roletes e rolos, etc) com excelente qualidade.
Todas essas medidas ajudarão na durabilidade da sua máquina agrícola, a Intebra pode ajudar você a manter sua máquina em bom funcionamento fornecendo produtos com qualidade comprovada e as melhores condições com entrega em todo Brasil.
Acidentes mais comuns
Além de todos os pontos citados acima, o produtor agrícola precisa ficar atento a acidentes que podem ocorrer, veja abaixo os mais comuns:
- Choque entre veículos;
- Queda do tratorista;
- Choques elétricos;
- Incêndios;
- Tombamento e empinamento das máquinas;
- Acidentes devido a erros operacionais;
- Cortes e contusões dos usuários.