Por muitos anos o homem utiliza o aquecimento e o resfriamento para transformar materiais e modificar as suas características físicas e mecânicas sem mudar a forma principal do produto, esse processo se chama Tratamento Térmico. Ou seja, um processo que visa modificar as propriedades de um material.

Tratamento Térmico para Esferas de Aço

Entre os benefícios desse tratamento estão: endurecer o material torná-lo maleável e flexível, aumento da vida útil do material, dar maior proteção contra oxidações, e outros objetivos e benefícios.

Todo este processo de tratamento, acima de tudo, é importante em várias áreas industriais até hoje, e vem se aperfeiçoando de diversas formas, como utilização de carbono nas ligas de aço.

Existem tratamentos térmicos para modificar os materiais e outros tipos para modificar uma camada mais superficial.

Aplicações

Cada um tem uma aplicação diferente, por exemplo:

  • Têmpera: É um processo utilizado para aumentar a dureza da peça inteira, consiste em aquecer a peça a uma temperatura adequada seguida de um resfriamento rápido. Normalmente em água ou óleo visando aumentar a sua dureza.
  • Recozimento: É um processo utilizado para diminuir a dureza da peça inteira, consiste em aquecer a peça a uma temperatura adequada. Seguindo-se de um resfriamento lento.
  • Revenimento: É um tratamento térmico posterior à têmpera. A peça é reaquecida a uma faixa normalmente entre 150°C e 600°C. Portanto, visa aliviar as tensões e ajustar a dureza.
  • Cementação: É um processo termoquímico de endurecimento superficial que consiste em aquecer a peça em meio rico em carbono fazendo com que este se difunda para o exterior da peça. Mas, em primeiro lugar é utilizado para aumentar a dureza externa, fazendo com que a parte interna fique mais maleável.
  • Nitretação: Processo de endurecimento superficial normalmente em temperatura de 495°C a 575°C. Acima de tudo, consiste na introdução de nitrogênio na superfície do aço conferindo-lhe uma camada dura resistente do desgaste, corrosões e fadiga.

Tratamento Térmico nas Esferas de Aço.

As Esferas de Aço são feitas por diversos tipos de tratamento térmico.

Esferas de aço cromo são feitas com tratamento de têmpera, garantindo uma dureza e resistência de qualidade, tanto no núcleo da esfera como na superfície. Depois são utilizados um processo de revenimento para evitar fissuras no aço.

Esferas de aço de carbono possuem tratamento de cementação, para garantir uma camada superficial padronizada e nivelada, e para ter mais resistência e dureza.

Esferas de aço de inox utilizam mais o processo de recozimento na sua fabricação, para conferir propriedades magnéticas.

A Intebra trabalha com todos os tipos de esfera de aço, veja mais em nossa loja os preços.