No dia 15 de setembro, é comemorado o Dia do Cliente. Um dia voltado para todos os tipos de negócios e empresas agradecerem e parabenizarem os seus clientes, para se conscientizarem da sua política de qualidade e acima de tudo agradarem cada vez mais os seus clientes. Esse é um dos maiores desafios empresariais: como agradar, fidelizar e reter novos clientes. Atualmente o consumo tem aumentado bastante, mas ainda existe um desafio grande de fidelização de clientes. Pr­ocesso que vai além do produto e do preço como a maioria pensa, por exemplo, até a embalagem do produto pode ser usada para agradar os seus clientes.

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A Lei de Defesa do Direito do Consumidor

Separamos mais algumas dicas especiais para te ajudar na hora a crescer e ter mais clientes fiéis e encantados com os seus produtos ou serviços.

Conheça o seu cliente

Conheça o seu cliente

Na hora de prestar um atendimento de qualidade, é muito importante ser gentil. Isso ajuda muito, mas não é o suficiente e ainda se for algo forçado, pode desagradar o seu cliente. Primeiramente, é importante saber tudo sobre o seu cliente. Converse com ele e estude a sua linguagem corporal. Outro método importante é a técnica PNL (Programação Neurolinguística), um método muito eficiente para vendas.

Mostre para o seu cliente que você está preparado para atender as suas expectativas com relação ao produto que ele procura. Nada melhor do que ouvir a pergunta:

– Nossa, como você sabia que era exatamente o que eu queria?

Faça seu cliente se sentir à vontade

Faça seu cliente se sentir à vontade

Em uma conversa, é muito ruim sentir que a pessoa com quem você está conversando, não está conectada, ou não mostra interesse no assunto que você está falando. Muitas coisas podem levar a esse tipo de situação, o principal motivo é a diferença de gostos.

Depois de adquirir todo o conhecimento sobre o seu cliente, é hora de colocar em prática e fazer ele se sentir à vontade com conversas que o agrada. Mas muito cuidado com assuntos polêmicos, como política e religião.

O caminho até a venda deve ser iniciado com uma sintonia entra você e seu cliente primeiro, por meio de uma identificação pessoal.

Mostre que o cliente pode confiar em você

Terceiro ponto importante na hora da abordagem ou negociação com o seu cliente, é mostrar confiança e prova também que ele pode confiar em você. Não basta apensa conhecer ele e gerar uma conversa agradável, pois afinal, o objetivo é fechar uma venda ou um negócio importante para os dois lados.

Portanto, apresente dados concretos sobre o seu produto, e mostre também cases de sucesso da sua empresa, que mais clientes confiam em você. E acima de tudo, seja verdadeiro e sincero.

Supere as expectativas

Procure sempre mostrar e identificar o que seu cliente precisa. Muitas vezes ele pode estar à procura de algum produto ou serviço específico, mas, você pode surpreendê-lo, mostrando algo que ele necessita mais do que estava procurando. É claro que a decisão sempre será do cliente em uma conversa de negociação, é sempre muito relevante mostrar e identificar necessidades.

Não deixe a experiência terminar

Depois da efetivação da venda, muitas empresas ou profissionais erram ao finalizar o atendimento e a experiência com o usuário. Esse é um dos maiores motivos de não conseguirem a fidelização de clientes. Depois dessa primeira conquista, é importante continuar a manter um relacionamento que continue a encantar o cliente.

Acima de tudo, é preciso inovar frequentemente, lançar novos produtos e serviços, ter criatividade. Mantenha contato e continue a mostrar que o conhece cada vez melhor e que pode não apenas satisfazer suas necessidades, mas também surpreendê-lo a qualquer momento.