Como melhorar o processo de moagem da sua empresa

processo de moagem

A Intebra Esferas de aço e Roletes Agulhas preparou esse artigo para ajudar sua empresa a melhorar o processo de moagem.

Mas, antes que demos início ao tema, precisamos entender quais são, realmente os fatores que influenciam nesse processo.

Basicamente, os pontos principais no processo de moagem são a matéria-prima, qualidade do equipamento em si, onde envolve o sistema de exaustão, as esferas utilizadas, a velocidade periférica dos martelos, assim como suas características.

A matéria prima interfere no processo de moagem?

Totalmente! A composição química da matéria utilizada afeta diretamente na moagem. Por exemplo, um aumento de aproximadamente 1% em sua umidade resulta em um aumento no consumo elétrico no processo da moagem de até 7%

Ou seja, a verificação da matéria prima é primordial para evitar consumos excessivos.

velocidade Periférica

Quando falamos em velocidade periférica, estamos falando do movimento da trajetória circular constante em um módulo, ou seja, os martelos sempre estarão a 1760 ou 3600 RPM.

Se considerarmos os moinhos de alta rotação (3600 RPM), essa velocidade é maior que 325KM/h, sendo que a quantidade de ar gerada na câmara não deixa a partícula sair e com isso o martelo a agride por mais vezes, reduzindo significativamente seu tamanho no processo de moagem.

Martelos e suas características no processo de moagem

Nesse caso, a espessura, o desgaste dos martelos e o número de martelos utilizados estão totalmente relacionados com a eficiência da moagem.

Quanto maior o número de martelos, maior é a probabilidade de que as partículas serão processadas efetivamente para que gere uma granulação mais fina.

Martelos mais finos (3mm), contribuem muito para uma moagem mais eficaz. A capacidade do moinho aumenta, o consumo de energia é menor em comparação com martelos mais grossos de 9mm.

Outro ponto importante que precisamos frisar com relação aos martelos é que o sentido de rotação deve ser invertido a cada dois ou três dias quando for utilizado para moagem normal ou a cada dia se a moagem for buscando um resultado mais fino, evitando assim um maior desgaste de forma não uniforme.

Esferas para moagem

A qualidade e a durabilidade das esferas utilizadas durante o processo de moagem com certeza influenciam na qualidade final.

A Intebra trabalha com os melhores produtos, testados e aprovados no quesito qualidade e durabilidade. Entre em contato conosco que explicaremos melhor como podemos ajudar sua empresa.

Peneira

O diâmetro do fura, a área aberta e a espessura da peneira também afetam diretamente o processo de moagem. Quanto maior o furo da peneira, maior será a produção e menor será o custo com energia elétrica.

Em contra partida, nesse caso, uma maior área aberta proporciona maior fragilidade da peneira.

Fique atento em todos esses pontos no momento de realizar a moagem em sua empresa, com certeza isso ajudará muito no êxito do processo.

André Pereira

André Pereira

GERENTE COMERCIAL / MARKETING

Com mais de 15 anos de experiência, comanda uma equipe time de consultores especialistas no mercado industrial de esferas, roletes, entre outros insumos.

Aviso importante

Estamos tendo instabilidades nos serviços de telefones.

Ao ligar utilize os seguintes números:

(11) 3578-3917

(11) 94017-2630

Usamos cookies para personalizar promoções e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade