Joias e bijuterias são itens indispensáveis para muitas mulheres e homens do mundo inteiro. Muitas pessoas têm a curiosidade de saber como são fabricadas essas peças charmosas. A diferença entre os dois tipos, vai além do preço. Sendo que joias são muito mais caras e raras de serem encontradas. Por conta de sua fabricação, que em muitos aspectos, segue a mesma linha de produção das bijuterias e semi joias. Sendo assim, a principal é a matéria-prima.

Enquanto na fabricação de joias são utilizados materiais mais nobres, como ouro, prata, e pedras preciosas, no processo de fabricação de semi joias e bijuterias é utilizado materiais mais comuns, como cobre, latão, metais leves, entre outros.

A fabricação de joias e bijuterias utilizando esferas.

Na parte de fabricação, tanto as joias quanto bijuterias, são utilizadas as esferas de vidro para o acabamento e polimento. As esferas de vidro são ainda mais importantes para o acabamento de bijuterias e semi joias porque ajudam a deixar um aspecto de peça luxuosa, mesmo não tendo materiais tão raros quanto uma joia.

Logo após o rebarbamento, que é o processo de eliminar todos os pontos salientes e as arestas que não fazem parte do objeto final, as peças são colocadas dentro de um tambor rotativo, junto com as esferas de vidro, como é mostrado no vídeo:

Esse processo ajuda também no aumento de brilho das peças.

Para as joias, as esferas de inox são muito utilizadas na hora do polimento, em dois tipos de processo, úmido e seco, produzindo um acabamento espelhado nas peças.

A Intebra fornece esferas de vidros, inox e outros materiais para a produção de joias. Na hora de escolher as melhores esferas, opte sempre por qualidade. Contamos também com uma equipe especializada para sempre te ajudar. Clique aqui e entre em contato com a gente!