No dia 19 de agosto é comemorado o dia Nacional do Ciclista em homenagem ao brasiliense ciclista Pedro Davison que em 2006 aos 25 anos foi vítima do trânsito brasileiro, atropelado  enquanto pedalava na via expressa da capital federal chamada de Eixão Sul, esta que é fechada ao tráfego de veículos aos domingos para se transformar em área de lazer.

Além de ser uma comemoração alusiva aos ciclistas também é, com o contexto em que foi criado, um convite a todos para uma reflexão profunda das atitudes que cada um toma no trânsito, e diante disso uma marca para uma busca incessante para tornarmos o trânsito de nosso País mais seguro mediante nossas ações. Já que em algumas cidades como em São Paulo, o número de mortes de ciclistas cresce muito.

Para ajudar esse número diminuir, separamos algumas dicas de segurança para quem utiliza este meio de transporte tão comum nas vias urbanas:

Respeite as Leis de Trânsito.

Evidentemente que isso é mais que uma dica, mas também um dever civil de todos nós, para quem anda de bicicleta ou outro tipo de veículo.

Consulte as regras específicas para ciclistas, dentro do código de trânsito brasileiro. Andar na sua mão e não pedalar na calçada é uma das disposições estabelecidas no código.

Ciclista na faixa da direita

Dia nacional do Ciclista

É uma ótima forma de ficar mais seguro, sempre tome distância do meio-fio, para não correr o risco de bater a roda ou o pedal e cair.

Além disso, no trânsito, o ciclista é muito vulnerável, e manter-se numa faixa na maior parte do tempo é o melhor a se fazer para se proteger de automóveis.

Sinalize seus movimentos

Se a sua bicicleta não tem seta e nem luzes de freio, é necessário você mesmo sinalizar os seus movimentos. Se for entrar à direita ou à esquerda, sinalize antes, se for parar também. Assim, os motoristas poderão entender que movimento você fará, e terão como desviar sem correr o risco de frear em cima da hora, o que traz um rico grande para você.

Utilize as ciclovias e ciclofaixas quando puder

As ciclovias e ciclofaixas foram feitas especificamente para os ciclistas. Busque caminhos em que há opções dessas vias exclusivas de bicicletas, e tente delimitar ao máximo o seu trajeto por elas. Assim a maior parte do percurso será segura e seu pedal ficará mais prazeroso e tranquilo.

O Ciclista tem que manter a manutenção da sua bicicleta

É sempre importante fazer uma verificação na sua bicicleta e checar se está tudo bem antes de começar a pedalar. Ainda que você não enfrente trilhas e estradas em alta velocidade, a bicicleta precisa ter respostas imediatas aos seus comandos.

Freios e pneus são dois pontos que devem ser checados sempre porque são eles que garantem boa parte da segurança num pedal pela cidade. Além dessas peças, o sistema de marchas e outros componentes merecem atenção especial também.

A Intebra fornece as melhores esferas de aço para a sua bike.